Barreiro espera Hospital Metropolitano há 4 anos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 08:16 Postado por Roberto Sampaio

A melhora do sistema de saúde municipal na região do Barreiro é uma demanda tão antiga, que foi objeto de acalorados debates durante as eleições municipais de 2008. Os candidatos daquele ano, Leonardo Quintão e Marcio Lacerda, propunham soluções diversas para a saúde na região, mas em um ponto estavam em acordo: era imprescindível a construção de um hospital naquela regional.

A necessidade do Barreiro em ter uma unidade de saúde de grande porte deve-se à importância da região para os municípios circunvizinhos, à sua população - cerca de 250 mil habitantes - e à dificuldade de deslocamento dos doentes até o centro de Belo Horizonte.
Durante a campanha no segundo turno da eleição, Márcio Lacerda prometeu entregar o Hospital Metropolitano do Barreiro em 2010. A obra seria construída em parceria com o governo estadual, teria 300 leitos, estaria orçada entre 60 e 80 milhões de reais, ofereceria um pronto-atendimento às emergências e atenderia, diariamente, 500 pessoas.

Em 2009, foi firmado um convênio entre o governo municipal e estadual para a elaboração do projeto, mas a licitação das obras foi lançada somente em 2010, ano prometido por Lacerda para o hospital estar pronto. A primeira fase ainda não está concluída e agora a construção será executada por meio de PPP. A primeira licitação, abandonada pela empreiteira vencedora, encontra-se sob investigação do Ministério Público e o modelo de PPP adotado é questionável, devido aos valores envolvidos.

O jornal Estado de Minas e a Agência Minas, canal de comunicação do governo estadual, noticiam, desde o início do ano, que a previsão de conclusão das obras será em 2014. Ainda assim, o candidato à reeleição Márcio Lacerda declara, em sua página na internet, que as obras do Hospital do Barreiro ficarão prontas no final do ano. Diz, ainda, que o “Hospital Metropolitano é um sonho realizado dos moradores da Região do Barreiro”. Essa é uma triste afirmação para os moradores do Barreiro e todos os belorizontinos, pois as únicas conclusões possíveis dessa frase é que o Márcio Lacerda mente para os eleitores ou é um prefeito muito negligente, que não sabe o que acontece na sua cidade.

0 Response to "Barreiro espera Hospital Metropolitano há 4 anos"

Postar um comentário