Diminuem Leitos disponíveis para o SUS em BH

terça-feira, 28 de agosto de 2012 03:32 Postado por Roberto Sampaio

Belo Horizonte tem hoje um déficit de aproximadamente 800 leitos hospitalares. Nesse período eleitoral, o prefeito Marcio Lacerda, candidato à reeleição, anunciou em seu site oficial de campanha que “ampliou os investimentos e criou mais de 800 novos leitos hospitalares.”. O projeto mil leitos na Santa Casa, que atende agora em sua totalidade pacientes do SUS, foi desenvolvido pela Fundação que gere o Hospital e pela Secretaria Municipal de Saúde.

No entanto, o que o atual prefeito esconde da população é que o número de leitos do SUS diminuiu. Segundo reportagem do jornal O Tempo, eram 6.041 leitos em 2012, 6.047 em 2011 e 5.999 em 2012. Houve uma queda de leitos disponíveis nos hospitais privados para o SUS, como o Hospital Felício Roxo. De 2010 para 2011, os leitos na rede privada para o SUS caíram 43%, caindo de 492 para 278.

Para cobrir parte desse déficit, o número de leitos para o SUS nas redes filantrópicas, como é a Fundação Santa Casa, foi aumentado em 12%, passando de 2.185 para 2.458. O absurdo é que o número de leitos nas unidades públicas, como as UPAs e os hospitais públicos permaneceu o mesmo, 1.313. Não há como ter uma política pública de saúde baseada em investimentos feitos exclusivamente no setor privado, seja ele uma empresa que presta o serviço de saúde, seja em uma fundação privada.

As Fundações filantrópicas prestam um serviço importante à população, mas não fazem parte do Estado. Investir dinheiro público nelas para a expansão de vagas e não expandir a rede pública é sucatear os serviços prestados pelas unidades públicas de saúde, além de ser um atestado de incompetência na escolha de investimento do limitado orçamento do município.
Marcio Lacerda ainda foi negligente como prefeito ao permitir o atraso das obras do Hospital Metropolitano do Barreiro, unidade pública que disponibilizaria 300 leitos e atenderia 500 pacientes de urgência por dia, o que diminuiria o déficit de leitos e atenderia a região do Barreiro, que necessita de estruturas de saúde para atender a população.

Não há como reeleger tamanho incompetente com Lacerda.

0 Response to "Diminuem Leitos disponíveis para o SUS em BH"

Postar um comentário